sábado, 9 de abril de 2011

PÚBLICO X PRIVADO


Há dias atrás, precisei ir até à Receita Federal para solicitar uma certidão negativa, já que o site que a disponibilizaria estava fora do ar. Como o tempo de espera era longo, e a "simpatia e bom atendimento" dos servidores era emocionante, pus-me a pensar em como seria minha vida profissional caso tivesse optado pela função pública. Confesso que entrei em pânico seguido de alergia só de me imaginar naquela situação.

Antes de mais nada, quero deixar claro que nada tenho contra servidores públicos - tenho sim contra a "máquina" que os emprega e os paga com todas as benesses e estabilidade possível, mesmo havendo reclamações frequentes contra os baixos salários (?), que quase sempre acabam em greves, e cujos prejudicados são os cidadãos que pagam seus impostos religiosamente.

Recentemente, publiquei no facebook uma informação dando conta de que o Senado Federal tem 83 senadores e conta com 6.139 servidores. Que absurdo!

Somando-se os funcionários inativos de todo o país com o número interminável de almas que trabalham (?) em Ministérios, Secretarias, Assembléias, Prefeituras, e demais autarquias e estatais, podemos entender a fúria arrecadatória da tal "máquina" empregadora. E é óbvio que saúde, educação e segurança, são ítens supérfluos para quem comanda esse espetáculo todo.

Volto a dizer, nada contra quem se beneficia com bons salários, licenças, recessos, aposentadoria integral, etc,etc,etc. Tratam-se de pessoas que prestaram concursos (ainda que eu questione os métodos de seleção), e estão ao abrigo da lei.

Também é óbvio que alguns absurdos proporcionados pelo Estado, deixam alguns contribuintes como eu, de cabelo em pé. Exemplos? No quadro de funcionários do Governo gaúcho, existem servidores (poucos, é verdade) com salários na faixa de R$50mil reais, e o que impressiona é que são pessoas com funções subalternas, sem especialização nem formação acadêmica, mas que foram ao longo do tempo agregando "penduricalhos" tais como, quinquênios, insalubridade (mesmo trabalhando em gabinetes), promoções, fases da lua, possibilidade de ocorrerem tsunamis, ataques de alienígenas, e sei lá mais o que!

Fiquei sabendo também, que o Ministério da Fazenda conta com Arquitetos no quadro de funcionários. Se alguém me explicar o que pode fazer um arquiteto por lá, eu agradeço! Seria o mesmo que contratar um Teólogo para exercer suas funções no Ministério dos Transportes... se bem que com a qualidade das nossas estradas, um pouco de oração seria bemvinda para proteção dos motoristas!

Cito apenas esses exemplos, pois se for continuar vou precisar de mais dois blogs, e talvez no ano de 2014 ainda não tenha terminado.

Quero também esclarecer, que esse texto não tem conotação partidária, pois esse festival de absurdos vem de longe, e pelo visto, continuará "per omnia seculum seculorum".

Sinto profundamente quando há anos atrás contrariei minha mãe, Dona Natalia, cujo sonho era ver seu lindo filhote orgulhoso por ser funcionário da Petrobrás, Banco do Brasil, ou do Governo do Estado.

Sorry mamys, mas meu orgulho é o de NUNCA ter recebido um mísero tostão dos cofres públicos, apesar de me sentir às vezes um perfeito babaca pagando tanto imposto, sem saber para onde vai meu rico dinheirinho!

16 comentários:

Helô Müller disse...

Corretíssimo!!!
Vc é bão mermo... :)
Por que não se candidata ao Senado? Voto em vc todinho!! rs
Tenho dito!

Bj
Helô

Os arquitetos na Receita devem ser pra "decorar" as planilhas que nos fornicam a vida...! rs

Unknown disse...

...engraçado que eles nos
atendem com tanta má vontade,
e esquecem que são nossos
funcionários.

ai ai...

bj, moço!

ONG ALERTA disse...

Órgáos públicos, talvez cabide de empregos???
Beijo Lisette

Vicky Thompson disse...

E nós, pobres contribuintes, pagamos os salários e mordomias dessa turma toda! Uauu!
Beijos em ti e na Isa.

Lila disse...

Uma vez Presidente, sempre Presidente...rs
Queridíssimo, não sabes o qto fiquei feliz depois de dar uma olhada em seus posts recentes, parabéns pelas gdes mudanças...que esses finais de semana prolongados te tragam, a cada dia, mais e mais paz,serenidade e alegrias.Vc merece, apesar de Presidente, é um cara sensacional...hehehe
Bjs meus !

Monicke M. disse...

Ótimo texto! Realmente é um absurdo tantas pessoas sem especializações ocupando cargos responsáveis por dirigir o país. Ah, mas com toda estabilidade que oferece um concurso público eu estou desde cedo procurando meu lugar =/ Preciso sobreviver de uma maneira razoável de tanto esforço =S

Estou seguindo :)
Seus textos são ótimos!

;**

Anônimo disse...

Bom Dia Meu Amigo !!

Olha eu fico perplaxa na quantidade de impostos que a gente paga por ali e por aqui !!
É tanto imposto, tanta Taxa que quando vejo o extrato do meu pagamento penso: Puxaaaaaaaaa se eu ganhasse os descontos me daria por satisfeita. rs.
Funcionario publico no geral é tudo folgado e mau educado (Salvo exeçoes ).

Te atendendem como se estivessem te fazendo um favor imenso...
Isso porque na maioria das vezes que você precisa ou você esta pagando pelo serviço ou já pagou aff...
Deixa pra la se não vou ficar nervosa demais com este assunto rs

Beijos :* meu amigo e otima semana

Unknown disse...

Puta merda
quando a gente vê esses números e fatos, quer entregar a tolaha, ou sufocar alguém com ela.

Eu acho que é muita lei, sabe. Muita lei, muito delito, muita gente pra dar conta, muita construção, funcinário.

Por isso inclusive, a anarquia é mais barata. Com o dinheiro que se investe em segurança, justiça, executivo e o escambau, faríamos a sociedade perfeita.

amei!

Anônimo disse...

Atendi seu convite no facebok, e não me arrependi.
Seus textos prendem a atençaõ do inicio ao fim.
Simplesmente genial!

Abs.

Arthur Chagas.

Paula Barros disse...

Sou funcionária pública, e quase surto um tempo desse, porque queremos fazer e não temos condições. E não é por causa do presidente, do governador, ou do prefeito, que nem sabem o que acontece nos bastidores, é por falta de interesse da maioria, da falta de compromisso, do querer levar vantagem em tudo, das incompetências, dos descasos...

Comigo, aqui no trabalho, ninguém fala mal de políticos, porque questiono logo a atitudes de cada um, e o que eles estariam fazendo se fosse um político. Se calam e saem de perto.

E não se espante que é altíssimo o indíce de doentes no serviço público, a insatisfação é grande.

beijo

Déia disse...

ai dindo...eu te digo pra onde vai....
Vc poderá encontrar seu rico dinheirinho no bolso mais próximo rs (rindo pra não chorar)
Aqui onde moro, a rua é esburacada, tem pontos de alagamento, falta calçada, tem entulho jogado pelo chão...mas ganhamos de presente um radar! obaaaa e o pior, numa via de 40km/h... to super feliz!!
E assim caminhamos, só não sei pra onde...
bj

Bandys disse...

Dona Natalia, seu filho é tão complicadinhooo.
Complicou um texto que poderia ser escrito pela metade. huahuahuahua

Beijo, garoto!!

Fernanda disse...

Francisco, quanto tempo!!
Saudades de passar por aqui!! :)

Beijos,

Joakim Antonio disse...

Sei que não podemos generalizar, mas na balança, as reclamações ao serviço público, pesam bem mais.

Abraço e ótima semana Francisco!

Anônimo disse...

Francisco meu amigo!!

Vim deixar meu beijo e meus votos de uma Feliz Pascoa


abração


Andréia

Aninha disse...

AMAYYYYYYYYYY!!!

beijos!