sexta-feira, 1 de abril de 2011

ENCANTADORES DE GENTE


Antigamente, na língua portuguesa, existia apenas um tipo de encantador: o de serpentes. Muito comum nas ruas da Índia e nos desenhos animados, os encantadores de serpentes usavam turbante e tocavam flauta para fazer a cobra subir e sair da cesta - habilidade que, no Brasil, não escapou à malícia popular.

Hoje em dia, graças a uma tradução não muito confiável de uma expressão em inglês (whisperer), há "encantadores" para quase tudo: cachorros, bebês, búfalos, fantasmas, e até através de comentários ridículos e insinuantes em blogs. Assim como alguns cachorros, bebês e búfalos, babam com tanto "encantamento", o blogueiro vítima de tais comentários também não passa imune.

Geralmente, o "comentarista-encantador" também tem um blog, onde a vaidade é exposta através de muito photoshop e textos de duplo sentido, onde a abrangência de leitura é "ampla, geral, e irrestrita". Afinal, manter o eleitorado não é tarefa fácil, e apenas comentários longos e chatos, seguidos de miados ou latidos, ou ainda com doces despedidas não é suficiente.

Existem, é óbvio, pessoas que encantam sem dispenderem muito esforço. Entre elas, destaco Bill Clinton que literalmente me encantou em Detroit, numa palestra na sede mundial da GM; Milton Nascimento, cuja voz penetra em nossos tímpanos da maneira mais agradável possível; e Mário Quintana, que além de me encantar com sua poesia, deixou marcada sua presença em minha vida, ainda que por apenas uma tarde.

O encantador de gente, tem que ter talento, técnica, vocação, aptidão, mas principalmente caráter e carisma para o inevitável "olho no olho" com os interlocutores. Sem isso, o jeito é se conformar em ser "comentarista-blogueiro-encantador".

Um comentário:

Helô Müller disse...

Fico pasma com a sua imaginação fértil por demais!! Juro que apesar de conhecer muito bem o tema ora escolhido por vc, jamais teria a idéia de descrevê-lo "tim tim por tim tim", como o faz neste texto!
Reconheço que sou uma blogueira meio atípica, do tipo que recebe visitas, e nem sempre as retribui... Falha minha, eu sei!... Mas, prefiro assim, do que ficar "rasgando seda" por aí, apenas pra agradar ou garantir visitas futuras!
Talvez seja isto o que ocorre na mente dos que tentam seduzir com seus comentários pra lá de generosos! Sei lá... vai saber, né?! rs
Acho que, nós blogueiros, temos a obrigação de respeitar os nossos leitores, com boas e criativas postagens, independente do número de comentários que possamos obter com elas!
Visitar democraticamente, sim, mas por obrigação, não! E quem quiser que respeite o meu "jeito blogal de ser"!! rs
Bjss
Helô