sábado, 22 de maio de 2010

OS ELEMENTOS


Já escrevi à respeito no meu antigo blog, mas assistindo um jornal local na TV, resolvi voltar ao tema.
Sempre achei estranho alguns termos utilizados em algumas profissões. Ser chamado de "paciente" num consultório ou hospital, já é um exemplo. Quem disse que não posso me tornar "impaciente", caso o médico demore a me atender?
E também já fui chamado de "parte" durante uma audiência. Lembro que um funcionário perguntou-me se eu era "parte", e não gostou quando respondi que não, pois estava "inteiro". Claro que entendi a pergunta dele, mas adoro complicar um pouquinho quando algo me irrita.
Mas voltando ao que assisti na TV, um Delegado de Polícia informava que dois "elementos" haviam sido presos naquela manhã, após assaltarem uma joalheria no centro da cidade. Segundo ele, um terceiro "elemento" conseguira fugir, mas foi capturado horas depois, porém sem as jóias roubadas.
Enquanto ele repetia sem parar a façanha policial ao prender os "elementos", fiquei imaginando como seria a mesma notícia no jornal.
Acho que seria algo do tipo:
"Dois elementos chamados Bismuto e Potássio, foram presos após espetacular assalto. Um terceiro elemento de nome Plutônio que aguardava no carro, foi pego pela polícia horas depois."
Assim como chamar alguém de "paciente" ou "parte", tratar uma pessoa por "elemento", para mim é no mínimo estranho, pois sempre lembro das minhas aulas de química onde tinha que decorar a Tabela Periódica.
Se bem que no caso do Delegado, ele referia-se à "maus elementos"!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MEU AMIGO HEITOR


Sempre acreditei que as verdadeiras amizades, acontecem por acaso, e não necessariamente quando somos apresentados à alguém.
Digo isto porque nesta semana conheci alguém especial, e logo nos tornamos amigos.
No início da noite de segunda feira, ouvi um ruído no terraço do meu apartamento. Fui ver o que era e me deparei com um gato. Nos olhamos por alguns segundos - ele curvou o corpo e soltou um forte miado. Como não lato nem mio, disse "Olá!", e tentei me aproximar.
Como bom anfitrião, e na falta de algo comestível para felinos, ofereci-lhe o tradicional pratinho com leite. Enquanto ele bebia, aparentando estar com fome, fiquei imaginando como ele teria chegado até o terraço.
Moro em andar relativamente alto, sem prédios ao lado, e a única hipótese para ele chegar, seria através de uma enorme árvore localizada no jardim do prédio - assim mesmo, o salto que ele teria dado, seria digno de medalha em olimpíada. Mas, gato é gato!
Após um afago no pêlo e pescoço, fui atender o telefone. Na volta ele havia sumido. Olhei em volta, e nem sinal do danado.
Na noite seguinte, mais ou menos no mesmo horário, lá estava ele outra vez. Sem cerimônia, entrou na parte interna do terraço e acomodou-se no chão, provávelmente à espera de comida.
Durante o dia, já havia perguntado para porteiros e vizinhos se alguém havia perdido um gato, pois a aparência dele, era de um bichano bem tratado. Diante da negativa de todos, e com a nova visita inesperada dele, quis recepcioná-lo à altura.
Fui no supermercado mais próximo para comprar algo para ele comer. Fiquei impessionado com a variedade de rações existentes, e mais impressionado ainda com a criatividade dos meus colegas marqueteiros! Os nomes das rações, são incríveis! Comprei "Sensações Marinhas" e "Delícias do Mar". Achei que com um cardápio assim, o gato teria que ser servido com porcelana inglesa, toalha de linho, copo de cristal, e som de violinos.
Ah... comprei "Pipicat" também, pois gato educado tem sua caixinha com areia.
Notei que ele aprovou o menu, e durante a refeição, resolvi batizá-lo com o nome de Heitor. Sei lá porque, mas ele tem muita cara de Heitor...!
Resumindo a ópera, até porque isso aqui está ficando muito longo, meu amigo Heitor tem vindo todos os dias, e mais... dormiu aqui na noite anterior, e também aprovou a almofada que lhe ofereci.
Hoje (sexta-feira), ele foi embora perto do meio dia, e voltou agora há pouco. Enquanto escrevo este post, ele está aqui deitado no meu colo, me olhando de vez em quando e reclamando seu jantar com "Sensações Marinhas".
Não vejo a hora de descobrir como ele entra na minha casa. Ou trata-se de uma gato voador, ou então tem cópia da chave, e eu não sei. Só pode.
De qualquer forma, seja bem vindo à minha vida, meu amigo Heitor.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

MEME DO MARCOS

Recebi com enorme alegria a indicação do Marcos - http://meu-pitaco.blogspot.com/ -para responder em 6 ítens, algo sobre a minha vida.

É minha primeira vez, e confesso que há bem pouco tempo atrás, nem imaginava o que era "meme"! A única Meme que conheci, foi minha amiga Melissa, que hoje mora no Canadá...rsrs

Sempre achei que falar de si mesmo, é algo meio narcisista, mas vamos lá.

Para tudo na vida tem uma primeira vez.

1) Nasci em Porto Alegre e morei no Rio e Brasília em duas ocasiões, em função do trabalho que exercia na época. Com excessão do primeiro emprego (aos 15 anos), sempre fui ligado à area da comunicação. Coincidentemente, fui casado com uma jornalista, e tenho dois filhos publicitários. Adoro o meu trabalho, mesmo questionando algumas posições da mídia e do mundo da propaganda.

2) Tenho vários defeitos. Não sei ouvir "não"; para mim não é sempre talvez, e mesmo que tenha que esperar 50 anos, fico com a esperança de tranformá-lo num "sim". Sou irônico e sarcástico em algumas ocasiões, principalmente quando a vontade é de mandar alguém à PQP, mas o momento e a educação não permitem.

3) Quando gosto de uma pessoa, sou amigo até no inferno. Detesto gente interesseira e falsa.

4) Tenho algumas manias (ou TOC talvez...), entre elas dar uma volta completa no carro antes de entrar; conversar comigo em voz alta, guardar objetos que me trazem boas recordações, e sentar sempre à mesma mesa num restaurante; se estiver vaga, é claro. Caso contrário, vou embora.

5) Gosto de conviver com pessoas inteligentes e bem humoradas. Detesto gente baixo astral, e muito menos quem se acha dono da verdade.

6) Tenho um sonho que não posso revelar, mas posso garantir que a vontade de torná-lo realidade, é maior que tudo!

É isso...! Não doeu nada.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O CORCEL COR DE MEL


No meio da tarde, minha filha liga direto do Rio aos berros: "Paiêê!!! Ganhei um carro da Ford numa rifa!!!".
A alegria dela era contagiante; pedi que se acalmasse e contasse direito a história. Fiquei feliz também, pois durante toda minha vida, nunca ganhei nem um chocolate em sorteio.
Mais calma, me contou que alguém da produtora de vídeo onde ela trabalha, resolveu rifar um carro, e ela comprou vários números da tal rifa, consequentemente as chances seriam, como foram, maiores.
Ela ainda não tinha visto o tal carro, e o receberia no final da tarde, onde uma comemoração com os colegas seria realizada.
Desligou o telefone, e nem ouviu direito os meus parabéns, e muito menos quando perguntei qual o modelo do carro. É claro que não imaginei nenhum Ford Focus, muito menos um Fusion, mas talvez um Fiesta, ou quem sabe um Ka.
Pensei em orientá-la a fazer a transferência de nome, e perguntar se ela o usaria em São Paulo, onde reside, mas não deu tempo.
Há pouco, ela ligou e disse que recebeu o carro, mas que era uma brincadeira da turma, pois a "máquina" era um Ford Corcel 1974, meio detonado, faltando uma roda, e com a caixa de câmbio quebrada. Mas era um Ford...! E mais... na festa de entrega, teve que fazer um juramento público dizendo que jamais se separaria da relíquia.
Na foto acima, ela está à bordo da maravilha, devidamente "algemada" na porta.
Ri muito, e sugeri que ela andasse nas ruas de São Paulo com aquela coisa. Meu sorriso sumiu quando ela disse estar pensando em mandar o carro para Porto Alegre, para que eu desse os devidos cuidados.
Sugeri então que ela doasse ao primeiro mendigo, para que esse tivesse "um lar" para morar, ou então ateasse fogo, mas fui lembrado do juramento, e como ela não teria como "cuidar" do moribundo, a tarefa seria transferida para mim. E ainda teve a cara de pau de dizer que lembrou do paizinho que ama carros antigos!
Não bastasse os problemas do dia a dia, agora terei mais um abacaxi para descascar.
Enquanto estou aqui pensando no que fazer, a festa comemorativa rola solta por lá.
Ah...filhos!!!
Depois não sabem porque eu surto!

terça-feira, 4 de maio de 2010