sábado, 7 de maio de 2011

HISTORIADOR, OU CONTADOR DE ESTÓRIA...!





Há algum tempo atrás, li que não existe mais diferença entre História e Estória.





Existindo ou não, para mim, não tem a menor importância, pois alguns fatos "históricos", na minha modesta opinião, não passam de estórias contadas de acordo com a conveniência de quem viveu tal fato.





Cito como exemplo, a maneira como foi, e é contado hoje em dia a história de alguns governos no Brasil.





Na minha adolescência, aprendi que o Governo JK era desenvolvimentista, e que os "cinquenta anos em cinco", era uma realidade. Aprendi também, que a instalação dos governos militares visavam impedir o caos iminente promovido por João Goulart, Brizola, & Cia. Ltda, já que a aproximação com Fidel e Guevara afundariam a pátria amada num regime comunista sem volta.





Getúlio Vargas, era mostrado como o "pai dos pobres"; criador da Petrobrás; e defensor da Reforma Agrária. Hoje em dia, JK é lembrado como o presidente que endividou o país; Jango e o cunhado são idolatrados pela esquerda; e Getúlio não é citado como o ditador que foi, e que pregava a reforma agrária, desde que longe das suas terras em São Borja.





Se fizermos uma comparação com livros de história do Brasil das décadas de 60 e 70, com os de hoje, poderemos achar que se tratam de paises diferentes!





O próprio descobrimento do Brasil é cheio de controvérsias...!





É verdade que alguns fatos históricos não podem ser contestados, sob pena do "contestador" ser rotulado como racista, reacionário, ou mentiroso. Principalmente, fatos que têm a benção dos norte americanos. Imaginem alguém querendo questionar a forma como ocorreu a ida do homem à lua, ou o holocausto! É prisão ou morte, na certa!




Nessas mal contadas histórias, sobrou inclusive para Jesus Cristo, já que alguns estudiosos afirmam haver divergências nas datas de nascimento e morte do Salvador. Segundo eles, calendários e fases da lua nesses 2011 anos, são provas incontestáveis.





Tenho enorme curiosidade em saber como será contada a história daqui há 50 anos. Não duvido que o penta campeonato da seleção brasileira seja questionado, ou então que alguém duvide que o meu Internacional foi campeão do mundo e Bi da América.





Daí, mesmo eu já estando do outro lado da vida, volto para infernizar esses historiadores... ou estoriadores... tanto faz!