Noite dessas, após percorrer todos os canais da Net à procura de algo interessante, acabei assistindo um documentário no "Animal Planet".
Era sobre uma espécie de macacos que vivem em pequenas ilhas, muito próximas entre elas, mas como detestam água, eles não se visitam nunca, ainda que sejam da mesma família.
No início achei meio chato, pois aquela voz monocórdia falando sobre os hábitos dos primatas, já estava me dando sono, até que ficou interessante, e comecei a fazer uma analogia sobre tais hábitos com algumas atitudes dos humanos.
Numa dessas ilhas, mora o "macho alfa"; todo poderoso chefão da turma. É o mais velho de todos, e portanto também é temido e respeitado.
Mesmo com as prerrogativas que o cargo lhe confere, e podendo transar com todas as macacas do lugar, ele só tem olhos para uma macaquinha bem mais jovem.
Era comovente ver os carinhos e afagos que ele dispensava à ela. A recíproca não era verdadeira, e logo percebi o que rolava por lá.
Na ilha ao lado, poucos metros distante, tinha um macaco jovem, muito safado. Ele mantinha alguns códigos secretos com a preferida do chefão, e quando este descuidava, ela diferente dos demais, pulava na água e ia se encontrar com o garotão. Enquanto transavam aos gritos e sussurros na frente de todos, o velho Big-Boss pulava, esbravejava e batia em tudo o que visse pela frente, mas entrar na água nem pensar, e o macaco abusado olhava para ele e dava risadas. Nunca vi tamanha sacanagem...!
Fiquei curioso com o que aconteceria depois, e para minha surpresa assisti algo que não esperava.
Após os beijinhos de despedida no amado, a danada voltava na maior cara de pau para o "lar oficial", e pasmem... depois de levar uma surra daquelas do velhote, ainda dava uma transadinha com ele. E a paz voltava a reinar.
E claro, na ilha próxima alguém rolava de tanto rir!
Quando terminou o documentário, fui pesquisar sobre a vida de Nelson Rodrigues, mas não encontrei nada sobre alguma provável viagem dele à Africa!